Educação em Direitos Humanos

A Educação em Direitos Humanos tem por objetivo a construção de uma cultura de direitos humanos, valorizando o respeito ás diversidades, o exercício da cidadania, solidariedade, da justiça social e na sustentabilidade, na inclusão e na pluralidade através do acesso a educação concernente á temática de direitos humanos.

De acordo com o PNEDH (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos), de 2018, a “A educação é compreendida como um direito em si mesmo e um meio indispensável para o acesso a outros direitos. A educação ganha, portanto, mais importância quando direcionada ao pleno desenvolvimento humano e às suas potencialidades, valorizando o respeito aos grupos socialmente excluídos. Essa concepção de educação busca efetivar a cidadania plena para a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, além da defesa socioambiental e da justiça social. ”

Através da metodologia EAD (ensino a distância) empregada pela Escola Virtual de Governo – EVG – vinculada ao ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) é possível realizar cursos de forma gratuita na área de Direitos Humanos e demais capacitações pretendidas.

Para formações na área de Direitos Humanos, segue algumas sugestões de cursos:

Para realizar capacitações gratuitas, acesse o Portal do ENAP – EVG, conforme o link abaixo:
https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo