Participação Social

Aperfeiçoar a interlocução entre o município e sociedade civil é preponderante pela implementação de medidas que garantam à sociedade maior participação no acompanhamento e monitoramento das políticas públicas em Direitos Humanos, num diálogo plural e transversal.

Ampliar o acesso externo dos órgãos públicos, realizar conferências e fóruns periódicos, fortalecer a atuação dos conselhos municipais são algumas das formas de assegurar o aperfeiçoamento das políticas públicas por meio de diálogo, de mecanismos de controle e das ações contínuas da sociedade civil.

Fortalecer as informações em Direitos Humanos com produção e seleção de indicadores para mensurar demandas, monitorar, avaliar, reformular e propor ações efetivas, garante e consolida o controle social e a transparência das ações governamentais.

A adoção de tais medidas fortalecerá a democracia participativa, na qual o município atua como instância republicana da promoção e defesa dos Direitos Humanos e a sociedade civil como agente ativo de sua implementação.